
Há duas datas em que se comemora o Dia do Jornalista no Brasil. Hoje, e no 29 de Janeiro. 07 de Abril é também o aniversário da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) - este ano faz 100 aninhos! - e foi devido a sua importância na vida da categoria, que o dia de sua fundação foi definido como o Dia Nacional do Jornalista.
Este ano marca ainda 200 anos de imprensa nacional - e é claro que muita coisa mudou de Dom João VI pra cá. Não vou tentar explicar "quem é" o Jornalista por sua natureza, corro o risco de acabar limitando-o...
"Toda definição acabada é uma espécie de morte, porque, sendo fechada, mata justo a inquietação e a curiosidade que, vivas, palpitam e pulsam", foi o que disse Lúcia Santaella, uma semioticista renomada (a maior da América Latina), num de seus artigos.
Bom, pela metalingüística fica mais fácil, assim o Dicionário Aurélio define o jornalismo como profissão exercida pelo jornalista. Este, por sua vez, é quem apura, reúne, seleciona e difunde idéias, fatos e informações com clareza, rapidez e exatidão.
O "Vitrine de Focas" parabeniza profissionais e professores -, além de nós mesmos, estudantes de Jornalismo. Segue o link da Fenaj e um outro enfatizando o 29 de Janeiro - mas com uma descrição muito legal do escritor Marcello Pepe sobre o papel do Jornalista na sociedade.
http://www.fenaj.org.br/materia.php?id=2029
Maxsuel Siqueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário