terça-feira, 27 de maio de 2008

Artigo

O tal do jornalismo semi-profissional
por Mario Lima Cavalcanti*
A cada hora surge um novo termo nesse nosso mundinho do jornalismo online. Se tais expressões não forem levadas tão a sério (tem gente que dá ataque a cada vez que uma aparece), suas utilizações podem ajudar a classificar novos campos e formas de se trabalhar. Um desses termos, que vem sendo muito utilizado por veículos de língua inglesa, é o "jornalismo semi-profissional" ("semi-pro journalism", no inglês). Como assim?A expressão diz respeito, entre outros, ao envolvimento e utilização de aspirantes a jornalistas (leia principalmente estudantes universitários) em projetos colaborativos ou coberturas jornalísticas. Óbvio, tudo com a supervisão de jornalistas ou professores de jornalismo. Nada mal, pois, o que pode parecer mão-de-obra barata ou coisa do tipo, é um estímulo a quem pretende levar a profissão a sério, sem se iludir, e está disposto a encarar desde cedo os desafios do campo. . .
Encontrei esse artigo e gostaria de dividir com vocês, tem tudo a ver com o que estudamos em Jornalismo Digital além de definir esse novo termo ainda da dicas de vários sites que assim como os relacionados pela Profª Larissa Morais estão ganhando notoriedade no mundo.
Lançado em dezembro de 2007, o Street Team nasceu de uma parceria entre a agência de notícias Associated Press (AP) e a MTV.
Yoosk.com / City UniversityNa Inglaterra, o portal colaborativo Yoosk.com, que vende a idéia de que você, membro cadastrado, é um repórter em potencial, juntou-se com a City University de Londres para utilizar estudantes no processo de produção de conteúdo noticioso.
ESPNU Campus ConnectionEmissora afiliada da ESPN e especializada em esportes universitários, a ESPNU começou, também em dezembro do ano passado, a pedir ajuda de estudantes, professores e departamentos atléticos de 20 universidades para cobrir seus respectivos jogos escolares. Nas universidades dos Estados Unidos, alguns esportes, como ginástica, basquete e futebol americano, são levados muito a sério, tanto que é comum esse tipo de cobertura universitária pela grande mídia. Até o fim do ano passado, onze instituições de ensino já haviam formado parceria com a emissora, em uma aliança batizada de ESPNU Campus Connection. A ação é também parte de um esforço da companhia para utilizar mais conteúdo gerado pelo usuário. Nesse contexto, a emissora estava à procura de estudantes que pudessem fazer vídeos de jogadas, análises e reportagens.
*Mario Lima Cavalcanti é diretor executivo do Jornalistas da Web.
Por Marcia Pereira

Um comentário:

Zé Marx disse...

Interessante Márcia...

contador de visitas

Advogados

pessoas online