sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Debate sobre o papel da imprensa no Caso Eloá em São Paulo

No próximo dia 11/11, será realizada uma audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados para debater a cobertura da imprensa no caso Eloá Cristina Pimentel, a pedido do deputado Ivan Valente (PSOL-SP). O requerimento do deputado foi aprovado por unanimidade esta semana e foram convidados os responsáveis pelo departamento de jornalismo da Rede TV!, Record e Globo. Também há interesse em discutir a concessão de serviços públicos.
Esse evento na verdade vem na esteira dos últimos acontecimentos decorrentes do caso Eloá, aonde há a percepção clara por muitos de que a imprensa teve um papel questionável. O deputado Pedro Wilson fez uma denúncia à procuradora Gilda Carvalho sobre a cobertura dos órgãos de imprensa televisivos no Caso Eloá. De acordo com o professor de pós-graduação em Jornalismo da ECA-USP e da Cásper Líbero, Laurindo Leal Filho, a Rede TV! poderia ter a concessão cassada graças à transmissão ao vivo da entrevista com Lindemberg Fernandes Alves, à qual ele classifica como "Intervenção Ilegal". 
Aparentemente o Caso Eloá terminou, mas deixará cicatrizes fundas – e por mais que a discussão quanto aos limites da imprensa seja saudável para todos os lados, o desejo de alguns setores por uma nova regulamentação quanto aos seus passos pode gerar consequências para todos os futuros jornalistas. Mais um motivo para ficar atento a todos os desdobramentos que podem surgir daqui em diante. (Alexandre Soares)

Nenhum comentário:

contador de visitas

Advogados

pessoas online