segunda-feira, 12 de maio de 2008

Mídia, mocinho ou bandido?

O questionamento é baseado em uma notícia que me deixou intrigada. A ganhadora do Prêmio Nobel de literatura de 2007, Doris Lessing, diz que foi um verdadeiro desastre ter ganhado o prêmio. Ela simplesmente não consegue mais escrever por causa do assédio da mídia. A escritora tem 88 anos, já lançou mais de 20 romances e é considerada uma das mais importantes autoras do século 20.
Infelizmente, parece que o último romance de Doris, "Alfred & Emily", será o último mesmo, pois ao dar uma entrevista recentemente ela disse que, com o interesse cada vez maior da mídia, tem sido quase impossível escrever um livro inteiro.
Não tenho a pretensão de afirmar que isso seja um exagero, mas se de fato for verdade, é preocupante pensar que o assédio da mídia possa ser capaz de interferir na produção de um escritor. Até que ponto os profissionais de jornalismo deixaram de informar os fatos, para caçá-los?
Será mesmo que a Mídia é a grande culpada pela desistência da autora em escrever?

Lanço os questionamentos a quem possa ter ficado tão intrigado quanto eu.

Paloma Alves
Unidaded Downtown

2 comentários:

Priscila Franco disse...

Não acredito que a mídia seja culpada no caso citado.
Realmente a sociedade perdeu o interesse pela leitura mas acredito que seja por outros motivos. Ex: excesso de trabalho (as pessoas acabam fazendo leituras de temas ligados ao dia-a-dia no trabalho) e os jovens realizam leituras inúteis e passam muitas horas em sites de relacionamento.

Zé Marx disse...

Eu penso apenas que as pessoas crescem sonhando com a fama e, quando a conseguem, sofrem com o "peso" da responsabilidade... Para comprovar isso, basta observar como quase todos fogem de títulos ou denominações. Renato Russo por exemplo detestava ser chamado de "messiânico", "profeta" ou ainda "maior poeta do Rock Nacional"...

contador de visitas

Advogados

pessoas online