Foi realizada nesta segunda-feira (5/5), a aula inaugural da segunda turma do Projeto Mão na Massa, que vai capacitar 60 mulheres em condições de vulnerabilidade social para atuar no segmento da construção civil. O projeto tem apoio da Petrobras e do Abrigo Maria Imaculada.
O projeto vai formar pedreiras, pintoras, encanadoras e carpinteiras de obra. Ao final de seis meses de aulas práticas e teóricas, as participantes serão encaminhadas para as centrais de intermediação de mão-de-obra do Ministério do Trabalho e Emprego. Junto com as 50 mulheres da turma pioneira, elas deverão integrar a cooperativa SOS Mão na Massa, que realizará consertos em residências. A exemplo da primeira turma, várias alunas pretendem se inscrever nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em suas comunidades.
O curso será desenvolvido em quatro meses de aulas e mais dois meses de estágio em canteiro de obras, com bolsa-auxílio. O Senai certificará a profissionalização das participantes. Na etapa de qualificação social, haverá a valorização do auto-conhecimento e o estímulo a práticas eficazes de preservação do meio ambiente e consumo responsável, e de orientação na gestão de um negócio próprio.
Depois de quatro meses de aulas e certificadas pelo Senai, as profissionais poderão desempenhar a função de meio-oficial em canteiros de obra, cargo acima de ajudante e servente. Lã de aço, martelo, talhadeira, ponteira e chave de grifo passarão a fazer parte do dia-a-dia das alunas. A profissionalização aumenta a chance de serem integradas ao mercado: segundo informações da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda, serão abertas, inicialmente, 4,6 mil vagas na área de construção civil, sendo que cerca de 20% desse total serão destinados às mulheres. A estimativa é que a média salarial varie de R$ 600 a R$ 900.
Além do patrocínio da Petrobras e Eletrobrás, o projeto Mão na Massa tem como parceiros o Sistema Firjan e o Seconci. O Mão na Massa é dirigido a mulheres de 18 a 45 anos que tenham cursado, no mínimo, até a 5ª série do ensino fundamental. Além do patrocínio da Petrobras e Eletrobrás, o projeto Mão na Massa tem como parceiros o Sistema Firjan e o Seconci. O Mão na Massa é dirigido a mulheres de 18 a 45 anos que tenham cursado, no mínimo, até a 5ª série do ensino fundamental.
Mariana Miranda
Campus Piedade
quarta-feira, 7 de maio de 2008
pessoas online
Arquivo
-
▼
2008
(118)
-
▼
maio
(29)
- Miriam Tendler, primeira mulher que descobriu uma ...
- INDIGNAÇÃO!
- 1968 – E o mundo.
- Fotógrafo faz fotografia...
- "PEDI PRA SAIR"
- A Ordem do Mundo
- 1968 faz parte de nós
- Artigo
- Estágio para alunos ProUni
- Documentário Abaixando a Máquina
- Salão do Livro para Crianças e Jovens vai até 1/6 ...
- Dentro do 'Mosaico', tem um quadro chamado 'Café c...
- INDICAÇÕES TEATRAIS
- Cinema
- Campanha do Agasalho 2008
- O cenário literário brasileiro sofre uma perda ine...
- ESTABILIDADE FINANCEIRA X REALIZAÇÃO PROFISSIONAL
- Centro de Memória
- Teatro
- Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa di...
- Mídia, mocinho ou bandido?
- Gama com
- PRESENTE DE MÃE
- Blog sobre cinema atualizado
- Mulheres no poder - Projeto mão na massa
- Novidade
- Ai vem ele, ai vem o Speed Racer
- Enem 2008
- Não dói e não paga...
-
▼
maio
(29)
Um comentário:
Mariana há alguns parágrafos que ficaram tipo "colados". Isso acontece às vezes. Pra consertar deve-se ir na edição de post - editar html. Daí você vai ver que há um símbolo como esse: ">" no início das frases. É só dar "enter" ali e o texto fica prontinho... Quanto a matéria, gostei! Gosto do jornalismo de serviço.
Até mais!!
Maxsuel
Postar um comentário