quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Ó Céus, Ó Terra, Ó Azar. Ó currículo


Por Eliane Oliveira

Parte considerável dos estudantes de comunicação permanece estagnada, estática, esperando que tudo caia do céu. Eles se questionam sobre os milhares de currículos enviados via internet, sem resposta alguma. Também se perguntam por que não conseguem estágios, bolsas e outras oportunidades, e por que cargas d' água todos já estão (vamos assim dizer) engrenados profissionalmente e, como dizem: "eu, nada?!".

Bem, talvez uma boa sugestão para esses indivíduos seja mudar um pouco a concepção que têm da utilidade do orkut, msn e genéricos; renovar o olhar sobre estas mídias. É necessário que pensem nelas como instrumentos para aperfeiçoar o conhecimento adquirido na universidade, e não as vejam apenas como ferramentas de entretenimento. Explico-me.

Enquanto, os futuros comunicadores, citados no início desta matéria, pesquisam sobre a vida alheia, trocam as fotos do orkut, e conversam com os amigos no msn, praticamente, o dia inteiro; diversas empresas estão, literalmente, buscando (no Google) novos talentos, pessoas criativas, que corram na mesma velocidade da evolução tecnologica. Por exemplo, ontem, 29 de outubro, a Agência Publicitária Frog desafiou estudantes de comunicação em uma universidade privada do Rio a concorrerem às vagas de estágio que a empresa oferece. E qual o procedimento para participar do processo seletivo??? Simples: o estudante deveria enviar o link de um endereço eletrônico próprio, o qual seja fruto de seu trabalho. Se os "Frogs" gostarem do site, pronto (!), o dito cujo está empregado! E não é conto da carochinha, não. O comunicador social da Frog que a representava ontem, nesta faculdade, é um dos talentos achados pela empresa através do mecanismo de busca do Google. Hoje, já está até palestrando para universitários.

Percebe-se, afinal, que a visão de formular currículos quilométricos, que discriminam uma penca de cursos que o sujeito fez, dizendo o que ele sabe fazer e que ele é quase um Picasso da Comunicação, está ultrapassadíssima. Muito além disso, utilizar blogs, fotologs, comunidades, videoblogs jornalísticos como vitrine é uma alternativa que, realmente, fuciona.

Então, focas, é preciso botar a mão na massa, mesmo: pesquisar pela internet ou sair com uma câmera de celular na rua e produzir conteúdo. Fazer fotos, vídeos, passagens, entrevistas, textos, reportagens e editá-las. Através da inserção deste material em um espaço totalmente criativo e personalizado, é possível mostrar a cara na internet.

E isto significa achar o seu próprio espaço no mercado, em vez de ficar em casa, dormindo, ou dizendo: ó céus, ó terra, ó azar. Ó currículooo!!!!

Um comentário:

Futuros jornalistas disse...

Dez, Eliane. É isso aí. beijos, Larissa

contador de visitas

Advogados

pessoas online