domingo, 23 de novembro de 2008


Acordo ortográfico

Em janeiro de 2009, entra em vigor o acordo ortográfico assinado no dia 29 de setembro, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sessão solene na Academia Brasileira de Letras. As regras atuais e as novas serão aceitas, inclusive oficialmente, até 2012, prazo limite no Brasil para a substituição total das regras antigas da ortografia pelas recém aprovadas.

A reforma ortográfica vem sendo discutida desde 1990 pelos países que integram a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa): Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste, que aderiu em 2004.

Segundo o Ministério da Educação, o acordo ampliará a cooperação internacional entre os oito países que aderiram, ao estabelecer uma grafia oficial única do idioma. A medida deve facilitar também o processo de intercâmbio cultural e científico entre as nações e a divulgação mais abrangente da língua e da literatura.



Algumas regras do novo acordo:

- O retorno das letras k, w e y ao alfabeto.
- Não será mais usado o Trema. Por exemplo, agüentar fica aguentar. E o mesmo vale para eloquente, cinquenta, frequente. Mas a regra não vale para palavras estrangeiras, nestas o trema permanece de acordo com a sua origem.
- Não existirão mais os acentos agudos de palavras paroxítonas cujas sílabas tônicas sejam éi e oi. Ex: Colméia fica colmeia, assim como andróide, fica androide. Atenção! Nas palavras Oxítonas terminadas em éis, éu, éus, ói, óis, os acentos permanecem. Exemplos: papéis, herói, heróis, troféu, troféus, continuam sendo acentuadas.
- Alguns acentos diferenciais de palavras como pólo e pára, também sairão.
- Regras de Hifenização também mudam. Ex: anti-semita vira antissemita. Em prefixos antes de h sim, ex.: super-homem, porém uma exceção é: Subumano (Sai o h). Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento. Ex.: aeroespacial, com exceção de co, que aglutina-se, como por exemplo: coordenar. São muitas as regras, citei somente algumas.

Dupla grafia


Em algumas palavras será aceita a grafia dupla, porque no Brasil algumas palavras são acentuadas com o acento circunflexo, enquanto em Portugal utiliza-se o acento agudo como em 'fenômeno' ou 'fenómeno', 'tênis' e 'ténis'. Ambas serão aceitas.

Como em toda regra, sempre haverá uma ou outra exceção. Quem quiser conferir e ir se acostumando com as regras, no site do Ig está disponível para download o manual com todas as regras gratuitamente ou se preferir
clique aqui.

Ana Braga - Campus Piedade

Um comentário:

Michelle Cassé disse...

Oi Ana.
Legal saber mais sobre as mudanças ortográficas que vão entrar em vigor.
Confesso que não fiquei muito animada. Acho que no inicio muitas duvidas vão surgir. Mas já que teremos que nos adaptar o melhor é conhecer as mudanças desde já.
Nós jornalistas precisamos ser exemplo.

contador de visitas

Advogados

pessoas online

Arquivo