quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Novembro negro



Muito mais que uma data comemorativa ou simples feirado municipal, 20 de novembro, Dia da Consciencia Negra deveria representar auge de momentos de reflexão sobre a atual condição da cultura negra nacional.
Diversos movimentos são realizados nesta data, mas será que o verdadeiro espírito social do momento histórico que acabou virando Lei é entendido nas escolas?
Estamos falando de uma escola onde os livros pedagógicos utilizados em sala de aula falam do dia 20 de novembro com " O dia da morte de Zumbi dos Palmares".
Mas quem foi Zumbi dos Palmares? Por que ele morreu? Quais foram os motivos dessas lutas e qual a importância disso no crescimento social destas crianças?
Pois é, falar de consciência negra pra crianças que muitas das vezes não sabem o significado da palavra "Consciência" só mostra a falência da didática utilizada na maioria das instituições de ensino.
Enfim, encarar novembro com um mês de feriados, não é o que nos basta para formar uma sociedade menos desigual e mais preocupada com sua função dentro dessa busca por um país melhor.
Entender a história e tudo que antecede as condições de democracia que vivemos hoje nos fará também, quem sabe, nos preocuparmos um pouco mais com os livros que nossos filhos usam na escola.


Dayana Lourenço

Nenhum comentário:

contador de visitas

Advogados

pessoas online

Arquivo