domingo, 2 de novembro de 2008

Os blogs estão virando mania entre os jovens

Graças à internet, crianças expressam talentos em arte, música e moda, segundo a notícia publicada no site G1 nesse domingo, esse é um fenômeno que vem aumentando no país.

A matéria traz a seguinte informação:

“Esqueçam as bonecas, as pipas e até mesmo os carrinhos. É cada vez mais comum crianças preferirem como brinquedos blogs e sites de vídeos, onde eles atuam como produtores, editores e, claro, protagonistas.
Os irmãos Renzo e Caio Reisch, de 12 e 13 anos, usaram o computador de casa para criar videoclipes de Renzo tocando guitarra, com composições próprias feitas desde os 10, e filmados por Caio.

“Queria mostrar a música. Pego o violão, começo a tocar e tudo vem naturalmente”, conta Caio, que já tem 12 músicas feitas, mas nove ainda não foram gravadas e só uma foi filmada.

“Há dois anos bloquiei o computador porque eles ficaram direto no jogo. Hoje, se eles vão bem na escola, libero, se vão mal, corto”, pondera a mãe da dupla, Marina Dalle Nogare.

No caso de Breno Rodrigues, de 11 anos, foi justamente o universo dos jogos, mais precisamente o Eragon, que o levou à literatura. "Imagina se eu tivesse encrencado com os games? O que os pais precisam é ter tempo com os filhos e participar", pondera o pai coruja Bruno Rodrigues, que também é o autor do primeiro livro de Webwriting do Brasil.

“Comprei o jogo, aí saiu o filme e descobri o livro. Li o primeiro, o segundo e estou ansioso para lançarem o terceiro. Muitas vezes me inspiro no jogo para escrever histórias”, conta o Bruno.

Um dos vencedores de um concurso do suplemento infantil do jornal “O Globo”, Breno ganhou como prêmio a função de alimentar durante três meses o Bloguinho. “Meu primeiro blog foi o Dinoblog, com 8 anos. Minha mãe fez e eu ia colocando os textos. Fui crescendo e os textos foram ficando melhores. Mas ela sempre revisa”, conta ele, hoje no terceiro blog, o templário.”

Os blogs nasceram com o propósito de ser um diário pessoal sendo ele na web, mas fica a pergunta qual seriam os conteúdos que deveriam ser publicados por estes jovens que estão se inserindo nesse mundo virtual? E quais seriam os riscos dos jovens relatarem suas vidas pessoais nos blogs?

Em minha opinião, toda inovação tecnológica é válida, mas temos que saber como usar os seus mecanismos, pois a rotina pode ser a mais prazerosa possível, sendo que não sabemos quem são os nossos leitores e nem ao certo a repercussão do conteúdo que estamos escrevendo.

Então a precaução na hora de publicar qualquer tipo de informação é essencial.

Postado por Enéas Lima / Piedade

Um comentário:

Futuros jornalistas disse...

Essa é uma questão importante, Enéas. Mas esses moleques aí parecem estar fazendo um ótimo uso da rede.
Você reparou que o pai deles é um dos autores que a gente utilizou como referência sobre textos na web. Pelo jeito, nessa família, em casa de ferreiro o espeto é de ferro mesmo! Larissa

contador de visitas

Advogados

pessoas online

Arquivo