O professor de Comunicação Social Rogério Christofoleti lança o livro “Ética no Jornalismo” pela Editora Contexto. O livro aborda assuntos como a relação com as fontes, os limites para conseguir uma manchete, se o repórter pode omitir sua identidade para conseguir uma boa informação, entre outros.
O livro que é dividido em seis capítulos, explica o valor que a ética tem dentro da profissão e tudo que envolve essa conduta que gera muita controvérsia.
No primeiro capítulo, "Pontos de partida para a discussão", o autor fala dos diversos mitos gerados pela ética. Explica como nasceram algumas frases de efeito do tipo "Ética é um assunto acadêmico" ou "Ética se aprende na escola". No capítulo seguinte, o leitor é convidado a refletir sobre "Valores, credibilidade e ética", em que aparecem outros fantasmas jornalísticos: imparcialidade, glamour e poder que a mídia gera.
"Cuidados éticos nas coberturas de política e economia" é o terceiro capítulo, em que estão as preocupações com duas editorias que mexem com grupos e idéias estabelecidas, que mudam de interesses e opiniões conforme a região do país. Assim como no quarto capítulo, "A conduta nas coberturas de violência, cultura e esportes", que discorre sobre áreas em franco crescimento nas suas coberturas e não são mais feitas por leigos, como antigamente.
No quinto capítulo, Christofoletti fala sobre "Códigos e regras do jogo", explicando que na sociedade existem leis que obrigam o cidadão a segui-las. Mas dentro do jornalismo, somos regidos por normas que não são impostas, são códigos de conduta. No sexto e último capítulo, "Jornalismo, ética e novas tecnologias", o autor levanta as questões da modernidade.
Nas considerações finais, há dez indagações para ajudar o jornalista no seu posicionamento ético. O livro é uma leitura importante para todos os profissionais da área, alunos e professores de jornalismo. Ele contém 128 páginas e custa R$ 27,90.
Por Ana Carolina Seixas Bastos
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
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