sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Blog exige mais de mim que as grandes mídias, diz Juca Kfouri

Texto retirado do site Comuniques-se

"Eu sinto que meu blog exige mais de mim que qualquer outro veículo, mais que as grandes mídias". É assim que o jornalista Juca Kfouri compara as mídias.


Com mais de 40 milhões de acessos, o blog do jornalista Juca Kfouri, é um dos blogs esportivos, mais lidos do Brasil. Em mais de 35 anos de carreira, Juca acredita que, dependendo da audiência, o blog exige  mais dedicação do jornalista, porque os leitores acompanham o trabalho intensamente.


"Se eu deixo de atualizar por um dia, porque tenho de fazer muitas coisas, as pessoas cobram, me perguntam se aconteceu alguma coisa, se estou doente".
Experiência com diferentes meios de comunicação não falta na vida de Juca, que atua na ESPN, rádio CBN e em seu blog. Sem contar as passagens marcantes pelas revistas Playboy e Placar.


O conteúdo jornalístico é o mesmo, o que muda é o meio. "Eu apuro, entrevisto, opino em todos os meios. Se eu colocar uma entrevista no blog, não muda em nada, o que muda é o meio, mas é o mesmo jornalismo, o mesmo conteúdo", detalha.


No caso do blog, a credibilidade não é do meio, mas do jornalista. "Existem blogs que têm credibilidade e muitos outros que não têm. Isso depende do jornalista. Não é porque um jornalista escreve que o blog tem credibilidade".


Juca se identifica mais com o jornal impresso, pela profundidade, mas o rádio tem um significado especial em sua vida. "O rádio me dá mais prazer. Me arrependo de não ter começado no rádio antes", diz.

----------------------------------------------------------------

Gostaria através desse texto, agradecer a oportunidade dada por essa matéria de Jornalismo Digital nesse período na UGF. Aprendi muito com o blog que criei e como disse o Juca Kfouri,também acabou se tornando um vício pra mim, sempre que tenho tempo, estou postando alguma notícia,no meu blog “Esportes em Foco”.

E deixaria uma mensagem aos futuros estudantes dessa disciplina por favor não desvalorizem essa oportunidade de interagir com as pessoas na web e através do blog não deixa de ser uma excelente oportunidade.

Não fique preso ao famoso “Control C” e “Control V” tradicional, busque expressar seus pensamentos, suas opiniões, use o espaço para debater, dar dicas sobre cultura, esportes. Caso não goste de nenhum assunto especifico, use o blog como um diário de bordo, pois com certeza muitas pessoas irão se familiarizar com sua rotina do dia a dia!

Na era DIGITAL, interagir é estar presente num cyber espaço, aonde pessoas que até não se conhecem, viram fãs umas das outras por causa das suas idéias, então SEJA WEB ou seja, INTERATIVO!

Um feliz Natal a todos e um excelente 2009.

Enéas Lima /Piedade

3 comentários:

Futuros jornalistas disse...

Eu é que agradeço sua dedicação durante o curso, Enéas. Foi um prazer ser sua professora. Um beijo e tudo de bom, Larissa.

Anônimo disse...

Concordo com as palavras do Enéas e também deixo aqui registrado, primeiro a Larissa de ter nos dado a oportunidade de sermos "jornalistas" e de enfatizar no pedido do Enéas para que os próximos alunos não deixem de participar desse trabalho que contribui muito para a nossa aprendizagem!

Átila Lopes disse...

Professora voltei espero que com mais vontade a postar no meu blog, sei que não será como antes (contando pontos, rs mas agora tem um gostinho especial) saudades e bjos e como está o baby! meu mail ajalabv@gmail.com
Átila Lopes

contador de visitas

Advogados

pessoas online

Arquivo